Problemas ao instalar Driver Nvidia 940mx Notebook

galera estou com um probleminha para instalar o driver no notebook Driver Nvidia 940mx Notebook

tentei instalar na loja do yast sem solucao escolhi nvidia drivers ele nao instalou reiniciei o notebook mas não funcionou

alguem ajudar ou me enviar os comando no terminal eu instalar o driver nvidia

agradeço as respostas obrigado

https://en.opensuse.org/SDB:NVIDIA_drivers G06

https://en-opensuse-org.translate.goog/SDB:NVIDIA_drivers?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=en&_x_tr_pto=wapp

okay vou tentar eu aviso

agradeço

obrigado

boa tarde

instalei a versão pelo teminal informado , app nvidia não aparece no linux open suse tumbleweed não trabalha , problemas !!!

terminal tumbleweed :

zypper install openSUSE-repos-NVIDIA
zypper addrepo --refresh Index of /opensuse/tumbleweed NVIDIA
checar placa versao inxi -G
zypper in nvidia-video-G06

não trabalha versão driver site oficial problema aplicativo nao instala e não aparece no sistema

pela loja do yast instalei os repositorio e as libs a loja informou driver nvidia 940mx e reiniciei o linux tumbleweed aplicativo não aparece

novamente tentativa loja yast selecionei nvidia-drivers g06 e instalei, reiniciei o sistema e o pluguim não abre esta bugado, painel confguração mostra placa grafica intel informações geral não foi instalado

instalei os repositorio e a versao pelo yast nvidia-drivers e instalei o x11 tambem reiniciei o linux tumbleweed pluguim nvidia aparece e não abre , não instalou , informações configurações sobre aparece intel grafico não instalou

fiz muitos teste fiquei o dia inteiro tentando instalar driver nvidia na versão tumbleweed ele esta com problemas não instala a placa nvidia na versão gnome varios bugs apresentado e quebrou o sistema.

por favor atualizem driver notebook esta com problemas nvidia 940mx notebook acer aspire.

vou instalar opensuse versão leap e farei novos testes hoje e volto a informar hoje a tarde ou amanha.

por favor atualizem versão tumble weed nvidia driver serie 900 940mx para que eu possa utilizar , eu particularmente não gosto da versão leap eu ja utilizei, eu prefiro versão nova tumbleweed

obrigado

Hola

inxi -Gxxz

estou enviando o print informações sobre mostra intel grafic e não o driver nvidia segue os prints anexo

print anexo terminal
print anexo informações gnome painel


@luigilins Olá, esta é uma máquina híbrida.
Estou surpreso que o Wayland funcione ou você modificou as regras do GDM udev?

Você pode executar o Prime Render Offload no Xorg? Qual é o que eu uso (mas com duas placas Nvidia) e uso switcherooctl?

https://download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86_64/535.104.05/README/primerenderoffload.html

Suspeito que você tenha itens suse-prime e bbswitch instalados.

https://en.opensuse.org/SDB:NVIDIA_SUSE_Prime

sim eu instalei outros aplicativos , eu vou formatar o computador e instalar apenas nvidia-driver g06 pela loja do yast

o driver x11 g05 esta desatualizado na loja do yast versão 470 a versão

atual é o x11 g06 driver 535 versão peço que atualizem nos repositorios da loja yast alguns recomenda esse driver para instalação mas não encontrei.

aguarde 2 horas eu volto a postar no forum os testes vou formatar o computador limpo e instalar apenas na loja do yast o driver selecionado e envio os prints nvidia-driver g06 e aviso

obrigado

@luigilins Olá, o problema não é o driver, é o seu hardware sendo um sistema híbrido, desative a GPU Intel no BIOS do sistema, use suse-prime para alternar ou use Prime Render Offload.

Este NÃO é um problema do openSUSE.

boa tarde

eu testei a versão leap até chegou abrir o pluguim do nvidia , mas ele não foi instalado eu fiz todos os procedimento pelo terminal, pela loja do yast realmente não funcionou.

a minha bios é um pouco antigo , vou pesquisar sobre desativar na bios a gpu intel ,usar suse-preime okay vou testar eu volto a informar depois.

obrigado

print1leap


1 Like

boa tarde

o problema é opensuse não esta reconhecendo meu notebook hibrido intel /nvidia , só reconheçe o intel que vem instalado por padrão , o driver nvidia esta com bugs instala mas não reconheçe a versão instalada.

o driver nvidia-prime instala e não aparece nada no desktop , o driver instalei pela loja ao reinciar não aparece o pluguim , o terminal só reconheçe o driver intel , nvidia bugs

isso é triste eu utilizo para trabalhos e vejo só problemas com driver nvidia eu não sabia que o driver nvidia era tão ruim de instalar e apresentar bugs e não aparecer o driver e não funcionar testei 2 dias todos os drivers disponivel e terminal não funcionou no opensuse , dio linux afirmou que não funciona nvidia notebook hibrido no opensuse, realmente eu testei todos os drivers formatei o computador 12x e realmente nenhum funcionou é uma pena.

opensuse deveria ter um pluguim igual linux mx reconhecer o seu driver e instalar automatico e reiniciar o computador e funcionar, opensuse deveria atualizar a distro para colocar um pluguim reconher como debian nvidia auto search e instalar o driver, realmente precisa melhorar atualização opensuse para reconhecer o driver frustrante da nvidia eu não recomendo para nenhum usuario intel e nvidia são ruins para linux, recomendo apenas o amd ele instala por padrão automatico, vou precisar vender meu notebook para trocar para o amd e instalar o linux de forma adequada menos frustrante .

aguardo atualização opensuse possa melhorar a instalação de drivers notebook hibrido intel/nvidia possa reconhecer e instalar de forma menos frustrante .

obrigado



https://en.opensuse.org/openSUSE:Submitting_bug_reports

suse-prime list

Mude para o Xorg, o GDM por padrão desativa o driver Nvidia com Wayland.

boa tarde

pode me enviar o print aonde fica o xorg server na loja do yast ou link para eu instalar

obrigado

Basta sair e no GDM deve haver uma opção para GNOME no Xorg?

coloquei a opção no terminal não aparece para selecionar para nvidia reiniciei o computador opção ferramenta continua wayland .

instalei pelo site opensuse

openSUSE Software error repositorio .

pela loja do yast não funciona suse-prime não aparece , acho que apenas o acesso remoto vai resolver no meu computador eu fiz os testes aqui não funcionou .

zypper rm kernel-firmware-nvidia-gsp-G06 kernel-firmware-nvidia-gspx-G06 nvidia-open-driver-G06-signed-kmp-default

zypper al kernel-firmware-nvidia-gsp-G06 kernel-firmware-nvidia-gspx-G06 nvidia-open-driver-G06-signed-kmp-default

vamos por etapas…
o problema é q sua máquina, fisica, tenta ficar alternando entre o driver intel e nvidia… E nessa mudança ele não suporta.

Então a prática mais comum é só desativar o driver mais fraco, no caso o intel.

Depois o Malcom falou que seu sistema ta entrando no wayland, q é um tipo de interface… Quando vc liga a maquina, na hora do login…
geralmente tem alguma coisa embaixo do nome ou no canto…onde vc vai ter a opção de:
Gnome Wayland ( ou só o Gnome mesmo, mas o padrão é wayland )
Gnome Xorg…
Ai na hora de entrar, não adianta trocar de usuario…
vc escolhe Gnome Xorg, ou só Xorg.

E ao mesmo tempo desativando na bios, a placa de video onboard ( intel ) vc vai conseguir usar o driver intel.

se vc entrar direito pelo Xorg…aqui na parte de sistema de Janelas …vai ter Xorg…entendeu?
Outra coisa, diz teu modelo de notebook. pra ver se acho como desativar pela bios o driver.

 inxi -Gxxz
Graphics:
  Device-1: NVIDIA GP104GL [Tesla P4] driver: nvidia v: 535.104.05 pcie:
    speed: 2.5 GT/s lanes: 16 bus-ID: 03:00.0 chip-ID: 10de:1bb3
  Device-2: NVIDIA TU117GLM [Quadro T400 Mobile] driver: nvidia
    v: 535.104.05 arch: Turing pcie: speed: 2.5 GT/s lanes: 16 ports:
    active: none off: DP-1,DP-2,DP-3 empty: none bus-ID: 04:00.0
    chip-ID: 10de:1fb2
  Display: x11 server: X.Org v: 21.1.8 with: Xwayland v: 23.2.0
    compositor: gnome-shell v: 44.4 driver: X: loaded: nvidia
    gpu: nvidia,nvidia-nvswitch display-ID: :0 screens: 1
  Screen-1: 0 s-res: 3840x2160 s-dpi: 96
  Monitor-1: DP-1 pos: top-left res: 1920x1080 dpi: 94 diag: 598mm (23.53")
  Monitor-2: DP-3 pos: primary,bottom-c res: 1920x1080 dpi: 94
    diag: 598mm (23.53")
  Monitor-3: DP-5 pos: top-right res: 1920x1080 dpi: 94 diag: 598mm (23.53")
  Monitor-4: DVI-D-1-0 size-res: N/A
  API: OpenGL v: 4.6.0 NVIDIA 535.104.05 renderer: NVIDIA T400/PCIe/SSE2
    direct-render: Yes

bom dia

modelo do computador

aspire 5 A515-51G-70PU

testei na versao gnome instalei ele nao aparece o driver instalado no sobre informacoes esta como intel grafics

testei no kde instalei o driver nvidia e tambem não aparece o pluguim no terminal aparece o device 2 a numeração

mas eu preciso usar a versão gnome eu utilizo para trabalhar placa nvidia a intel é muito lenta , futuramente vou trocar tudo pra amd de forma padrao