Problemas ao instalar Driver Nvidia 940mx Notebook

como remover o driver intel pelo yast ?

para tentar ver se aparece o driver nvidia

obrigado

@luigilins Então a saída inxi mostra a placa nvidia funcionando agora?

Por favor, mostre a saída de;

xrandr --listproviders

boa tarde

formatei o computador para o gnome tem um problema no terminal aparece funcionando e mostra a versao opensource .

o pluguim nao aparece nada instalado

eu ja coloquei o x11 no gnome e no kde ja vem pro padrao e so aparece no terminal, mas os pluguim nao aparece no kde e o pluguim nao aparece no gnome .

eu coloquei os comandos indicado malcom e não aparecer , na loja gnome deveria ter o rpm habilitado para instalar o driver nvidia na loja e reiniciar a distro seria mais facil .

print1

eu instalei tudo certinho conforme foi informado no terminal e pela loja do yast varias versoes nvidia , instalaram no terminal perfeitamente, mas no sistema esta com bugs não aparece a versão da nvidia mesmo no x11 gnome e não aparece no sobre no gnome informações apenas o intel grafica , eu creio que é um bug a se atualizar na distro , ou outra forma de instalar pela loja do gnome ou yast, eu vou fazer mas testes depois se eu conseguir volto a informar nesse notebook que eu tenho, no outro pc meu esta okay pois outro pc é amd e ryzen 7 ja instala por padrao mesmo . depois volto a postar mais tarde

obrigado

@luigilins Vejo o driver nouveau presente, então você desinstalou a nvidia, os rpms ‘abertos’ e todos os rpms da nvidia?

Se você removeu apenas o driver ‘open’, agora force a reinstalação no repositório nvidia rpms, pois isso deveria colocar o driver nouveau na lista negra ‘blacklist’.

okay vou fazer isso, amanha eu volto a postar qualquer duvidas eu aviso aqui

obrigado

boa tarde

eu formatei o computador estou usando o driver intel grafico por padrão ele trabalha bem para trabalhar no opensuse leap.

eu não recomendo o driver nvidia para nenhuma distro linux, ele só tras problemas nas instalação, no kernel failed , nvidia tras problemas com drivers

eu prefiro usar o driver intel grafics opensource que ja vem por padrão notebook hibrido , foi a solução que eu encontrei , até o consumo diminiu pela metade.

agora eu vou testar o software openshot editor de video se ocorre bem a gravação eu voltarei a postar.

obrigado

na verdade vc tem q ver q driver Nvidia existem 2…
um proprietário, geralmente só placa de video mais “nova”…senão me engano da 1650 pra cima.
E o noveau, esse opensource, por retro engenharia…E eu passei mal com esse driver. Sendo sincero ele é a fonte de 90% dos problemas de qem usa nvidia no linux.

Tem um guia em Portugues de como instalar os drivers: SDB:Drivers NVIDIA - openSUSE Wiki

tudo bem vou ver denovo, eu instalei aqui mas o pluguim nvidia nao aparece nada pode ser um bug no wayland, eu estou no x11 a qual recomendaram .

obrigado

Os drivers da nvidia não funcionam no wayland, tem que iniciar a sessão Gnome/KDE com X.org.

boa tarde

eu estou no gnome sobre xorg na tela do login coloquei essa opção e abriu o linux x11 conforme o procedimento, vou tentar instalar a tarde no notebook do trabalho e aviso aqui depois.

obrigado

Pessoal, alguém da comunidade poderia me ajudar? Tenho um Intel Inspiron 15 que tem placa Intel integrada e uma NVIDIA, gostaria de suar a placa NVIDIA, pois creio que teria uma performance melhor (não sei se estou certo), mas não consigo alternar. Estou usando o Xorg. Já tentei o prime-select, mas não funcionou:

lucas@menuvivofibra:~> sudo prime-select list

NVIDIA/Intel video card selection for NVIDIA Optimus laptops.

usage: prime-select           nvidia|intel|intel2|amd|offload|unset|get-current|get-boot|offload-set|log-view|log-clean
usage: prime-select boot      nvidia|intel|intel2|amd|offload|last
usage: prime-select next-boot nvidia|intel|intel2|amd|offload|abort
usage: prime-select service   check|disable|restore

lucas@menuvivofibra:~> inxi -Gxxz
Graphics:
  Device-1: Intel UHD Graphics 620 vendor: Dell driver: i915 v: kernel
    arch: Gen-9.5 ports: active: eDP-1 off: HDMI-A-1 empty: DP-1 bus-ID: 00:02.0
    chip-ID: 8086:5917
  Device-2: NVIDIA GP108M [GeForce MX150] vendor: Dell driver: nvidia
    v: 545.29.06 arch: Maxwell pcie: speed: 2.5 GT/s lanes: 4 bus-ID: 01:00.0
    chip-ID: 10de:1d10
  Device-3: Realtek Integrated Webcam driver: uvcvideo type: USB rev: 2.0
    speed: 480 Mb/s lanes: 1 bus-ID: 1-5:3 chip-ID: 0bda:5689
  Display: x11 server: X.Org v: 21.1.11 with: Xwayland v: 23.2.4
    compositor: kwin_x11 driver: X: loaded: modesetting unloaded: fbdev,vesa
    alternate: intel dri: iris gpu: i915 display-ID: :0 screens: 1
  Screen-1: 0 s-res: 1920x1080 s-dpi: 96
  Monitor-1: HDMI-A-1 mapped: HDMI-1 note: disabled model: LG (GoldStar) TV
    res: N/A dpi: 30 diag: 1836mm (72.3")
  Monitor-2: eDP-1 pos: primary model: LG Display 0x051f res: 1920x1080
    dpi: 142 diag: 395mm (15.5")
  API: EGL v: 1.5 platforms: device: 0 drv: nvidia device: 1 drv: iris
    device: 3 drv: swrast gbm: drv: iris surfaceless: drv: nvidia x11: drv: iris
    inactive: wayland,device-2
  API: OpenGL v: 4.6.0 compat-v: 4.5 vendor: intel mesa v: 23.3.6 glx-v: 1.4
    direct-render: yes renderer: Mesa Intel UHD Graphics 620 (KBL GT2)
    device-ID: 8086:5917
  API: Vulkan v: 1.3.275 surfaces: xcb,xlib device: 0 type: integrated-gpu
    driver: N/A device-ID: 8086:5917 device: 1 type: discrete-gpu driver: N/A
    device-ID: 10de:1d10

lucas@menuvivofibra:~> xrandr --listproviders
Providers: number : 2
Provider 0: id: 0x44; cap: 0xf (Source Output, Sink Output, Source Offload, Sink Offload); crtcs: 3; outputs: 3; associated providers: 0; name: modesetting
    output eDP-1
    output HDMI-1
    output DP-1
Provider 1: id: 0x674; cap: 0x0 (); crtcs: 0; outputs: 0; associated providers: 0; name: modesetting

lucas@menuvivofibra:~> sudo lspci | grep VGA
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation UHD Graphics 620 (rev 07)
lucas@menuvivofibra:~> sudo lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Xeon E3-1200 v6/7th Gen Core Processor Host Bridge/DRAM Registers (rev 08)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation UHD Graphics 620 (rev 07)
00:04.0 Signal processing controller: Intel Corporation Xeon E3-1200 v5/E3-1500 v5/6th Gen Core Processor Thermal Subsystem (rev 08)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP USB 3.0 xHCI Controller (rev 21)
00:14.2 Signal processing controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP Thermal subsystem (rev 21)
00:15.0 Signal processing controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP Serial IO I2C Controller #0 (rev 21)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP CSME HECI #1 (rev 21)
00:17.0 RAID bus controller: Intel Corporation 82801 Mobile SATA Controller [RAID mode] (rev 21)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation Sunrise Point-LP PCI Express Root Port #1 (rev f1)
00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation Sunrise Point-LP PCI Express Root Port #5 (rev f1)
00:1c.5 PCI bridge: Intel Corporation Sunrise Point-LP PCI Express Root Port #6 (rev f1)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Sunrise Point LPC/eSPI Controller (rev 21)
00:1f.2 Memory controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP PMC (rev 21)
00:1f.3 Audio device: Intel Corporation Sunrise Point-LP HD Audio (rev 21)
00:1f.4 SMBus: Intel Corporation Sunrise Point-LP SMBus (rev 21)
01:00.0 3D controller: NVIDIA Corporation GP108M [GeForce MX150] (rev a1)
02:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8211/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 15)
03:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros QCA6174 802.11ac Wireless Network Adapter (rev 32)

Aguardo alguma ajuda e orientação. Tenho um pouco de receio de bugar tudo…

boa tarde

recomendo o driver g06 nvidia

# zypper in <x11-video-nvidiaG04 or x11-video-nvidiaG05 or nvidia-video-G06>
# zypper in <nvidia-glG04 or nvidia-glG05 or nvidia-gl-G06>

https://en.opensuse.org/SDB:NVIDIA_drivers

recomendo sempre amd ja vem instalado por padrao qualquer distro , nesse caso seu nvidia use o g06 que sempre funcionou nos notebooks .

o procedimento alternativo aqui tambem funciona :

Se você estiver usando o openSUSE Tumbleweed:

sudo zypper ar -f https://download.nvidia.com/opensuse/tumbleweed NVIDIA

Se você estiver usando o openSUSE Leap :

sudo zypper ar -f https://download.nvidia.com/opensuse/leap/$releasever NVIDIA
sudo zypper install-new-recommends --repo NVIDIA
lspci | grep VGA
lscpu | grep Arch

lucas@menuvivofibra:~> sudo zypper in nvidia-video-G06
Carregando dados do repositório…
Lendo os pacotes instalados…
‘nvidia-video-G06’ já está instalado.
Nenhum candidato a atualização para ‘nvidia-video-G06-550.54.14-20.1.x86_64’. A maior versão disponível já está instalada.
Resolvendo dependências de pacote…
Nada a fazer.

1 Like

Olá, compartilhe o resultado do seguinte comando:

nvidia-smi

Temos um guia em português sobre os drivers da NVIDIA SDB:Drivers NVIDIA - openSUSE Wiki, recomendo conferir se todos os passos foram executados.

lembrando quando atualiza o kernel , precisa aguardar a nvidia atualizar , para os softwares entrar no padrão da atualização, esse evento ocorre com a nvidia.

amd ja vem por padrao no kernel instalado atualizações.

lucas@menuvivofibra:~> nvidia-smi
NVIDIA-SMI has failed because it couldn't communicate with the NVIDIA driver. Make sure that the latest NVIDIA driver is installed and running.

qual a sua distro leap ou tumbleweed ?

Olá, esta é a configuração híbrida Intel/Nvidia

Prime Render Offload ou suse-prime

1 Like