VPN pede senha de root pra conectar no Plasma

Eu uso uma VPN da empresa pra trabalhar e percebi que, no opensuse, o networkmanager pede a senha de root (e não a senha da carteira, por exemplo) pra conectar à VPN. Isso independe do usuário, porque eu tenho meu usuário padrão e um usuário separado pro trabalho e ele sempre pede a senha de meu usuário padrão (que é a mesma senha de root que eu configurei na instalação).

Isso é proposital? No meu caso não é um problema porque o computador é meu, mas seria bem chato eu precisar configurar uma VPN num PC que não é meu e não poder porque eu preciso da senha de root. No Debian, que é o outro sistema que eu tenho instalado, o networkmanager pede a senha da carteira KDE, então eu não dependo da permissão de root.

Olá
Eu uso protonvpn e para ter essa permissão você tem que criar uma regra em /etc/polkit-1/rules.d/


polkit.addRule(function(action, subject) {
	if (action.id.indexOf('org.freedesktop.NetworkManager.') == 0 && subject.isInGroup('users')) {
		return polkit.Result.YES;
	}
});

e então reiniciar.

Leia este tópico:
https://www.reddit.com/r/ProtonVPN/comments/qaxigk/opensuse_unofficial_guide_on_how_to_install/

salut

Olá,

Você pode liberar acesso a todos usuários com uma regra de polkit.

Crie um arquivo /etc/polkit-default-privs/local com o seguinte:

# libera controle de redes no Network Manager 
org.freedesktop.NetworkManager.network-control  yes
# libera controle de VPNs no ConnMan
net.connman.vpn.modify  yes
net.connman.vpn.secret  yes

Após criar o arquivo, execute o comando abaixo para aplicar as alterações.

set_polkit_default_privs

Não testei as regras acima, pode ser que precise de mais alguma, mas no meu caso o meu sistema não pede por senha pra subir uma VPN pelo Gnome.

Mais detalhes sobre as regras do polkit do openSUSE podem ser encontradas em GitHub - openSUSE/polkit-default-privs.

boa tarde

o vpn nao precisa de senha do root para conectar, e sim a senha do vpn a qual foi criado o usuario e a senha.

This topic was automatically closed 30 days after the last reply. New replies are no longer allowed.