Olá,
Como eu adiciono o suporte ao formato de arquivos HEIC no TW? Preciso abrir e converter diversos arquivos neste formato.
At.te,
Eu não uso esse formato então precisei dar uma pesquisada e, me parece que também é chamado de ‘heif’ (High-Efficiency Image File Container/Format) fazendo uma pesquisa rápida por ‘heif’ no zypper apareceu o pacote gdk-pixbuf-loader-libheif que, pelo nome, contém a biblioteca que adiciona suporte a heif pros aplicativos gdk/gnome. Pesquisando por ‘heif-convert’ via linha de comando foi recomendado o pacote ‘heif-examples’.
HEIC é um formato proprietário, usado pela Apple, e patentendo pelo consócio do MPEG. Formatos de arquivos com patente, em especial, MPEG, não são disponibilizados nos repositórios do openSUSE.
O Gimp suporta HEIC, mas precisa de um plugin (GitHub - strukturag/heif-gimp-plugin: Plugin for GIMP to load HEIF files.) que pode ser encontrado nos repositórios do Packman ou RPM Fusion.
O ImageMagick também suporta HEIC, o que facilitaria a conversão em batch, mas me deparei com este problema heic unsupported codec · Issue #1140 · ImageMagick/ImageMagick · GitHub no Leap.
Ao exportar videos e fotos do iPhone/iPad, ele solicita se quer exportar no formato HEIC ou em um formato compatível com demais dispositivos como JPEG, recomendo sempre exportar em formato compatível.
No seu caso, como já possui os arquivos, a melhor opção parece ser o Gimp com plugin.
Apos instalar os pacotes gdk-pixbuf-loader-libheif gimp-plugin-heif heif-thumbnailer libheif1
do Packman tudo funciona normalmente, incluindo Gimp, ImageMagick, Gnome Fotos e até a miniatura no Gnome Files.