Sem som no Notebook Dell G15 - OpenSUSE Tumbleweed

Bom sou iniciante no mundo Linux, usei Windows a vida toda e agora resolvi ampliar meu conhecido, e achei o OpenSUSE bem interessante, instalei ele ontem, mas só hoje que percebi que o som não esta funcionando, como mandei no print, nem aparece o Som em Hardware no YaTS2.

Como pode está fazendo para funcionar ???

Olá e bem-vindo ao Fórum :smile:
O pacote sof-firmware está instalado, se não, instale-o e veja se ajuda a fazer o som funcionar.

1 Like

Bemvindo, se oq o @malcolmlewis falou não funcionar, começa nos falando sobre seu PC, as vezes pode ajudar.
Notebook ou PC…marcado modelo das principais peças.

1 Like

Boa noite.
Estava no mar, e não tinha sinal, eu consegui vê agora…
Acabei de instalar o sof-firmware, e funcionou ai !!! Muito obrigado !!!

Fiz o que o malcolmlewis disse e funcionou aqui.

O meu é um notebook Dell Inc. Dell G15 5511.

A única coisa que achei estranho é que no YaST, na aba Hardware não aparece a opção “som”.
e eu vejo que onde eu procurei, vídeos , tutorias, aparecia, mas no meu não.

1 Like

Olá,

também tenho um G15 e tive o mesmo problema. Para resolver é editar o arquivo /lib/udev/rules.d/90-nvidia-udev-pm-G05.rules, e comentar as linhas que desabilitam o audio ficando assim:

Remove NVIDIA USB xHCI Host Controller devices, if present

#ACTION==“add”, SUBSYSTEM==“pci”, ATTR{vendor}==“0x10de”, ATTR{class}==“0x0c0330”, ATTR{remove}=“1”

Remove NVIDIA USB Type-C UCSI devices, if present

#ACTION==“add”, SUBSYSTEM==“pci”, ATTR{vendor}==“0x10de”, ATTR{class}==“0x0c8000”, ATTR{remove}=“1”

Remove NVIDIA Audio devices, if present

#ACTION==“add”, SUBSYSTEM==“pci”, ATTR{vendor}==“0x10de”, ATTR{class}==“0x040300”, ATTR{remove}=“1”

espero ter ajudado.

Abraços.

Acredito que essas remoções são desnecessárias. Entendo que já há algumas versões o som é gerenciado pelo desktop, não necessariamente pelo yast, que tem um módulo de som (procure yast-sound no gerenciamento de software ou zypper).
Nos meus computadores com Leap 15.5/KDE eu posso gerenciar o som pelas configurações do sistema do kde e até pelo ícone de som da barra de notificações, não preciso usar o módulo do yast. Não sei quanto aos demais desktops.

Pelo que eu entendi é o contrário. As remoções estão ativas na instalação padrão; por isso é preciso comentar as linhas que removem os dispositivos para que eles possam ser detectados.

2 Likes