Posso desinstalar todos os softwares que acho desnecessária que vem por padrão no Opensuse Tumblweed com Gnome

Estou com vontade de desinstalar programas que acho desnecessário, eu poderia desinstalar tudo o que eu não quero, para modificar da forma que eu desejar?

Você pode desinstalar o que quiser. Só precisa ficar atento para o caso de algum programa que você quer possa ter alguma dependência de uma biblioteca ou função provida por outro que você não quer. Quando isso acontece, desinstalar o programa desnecessário pode fazer com que outro pare de funcionar.

Você está usando o Tumbleweed ou o Leap? Dependendo da distro, os programas que você desinstalar podem voltar por estarem na lista de recomendações. E aí, tem um trabalhinho de configuração a mais para fazer.

1 Like

Muito obrigado.

Estou utilizando o Tumblweed com o Gnome

Quando você for desinstalar alguma coisa, faça pela interface gráfica do Yast. Se tiver algum outro pacote que dependa do que você está tentando remover, o Yast avisa.

Agora, como você está usando o Tumbleweed, faça as atualizações usando o comando:

# zypper dup --no-recommends

Isso fará com que os pacotes não sejam reinstalados se estiverem na lista de recomendados da distribuição.

E, para fazer o disclaimer, além de espaço em disco e internet na atualização, os pacotes extra não atrapalham em nada no uso do seu ambiente.

1 Like

This topic was automatically closed 7 days after the last reply. New replies are no longer allowed.