Por que a memória do desktop não está sendo descarregada após fechamento dos aplicativos?
Inicialmente abro kepassxc, em seguida, qualquer navegador e, após abertura de uma aplicativo, abas do navegador e, após fechá-las, a memória ram não baixa. Está chegando a picos de quase 95% de uso mesmo com quase tudo fechado ficando apenas as abas do navegador.
Isso é normal ou algum problema com o openSuse TW com gnome 44?
No momento só há estas quatro abas abertas do navegador e três aplicativos abertos com quase 80% de 8 Giga. Desabilitei os aplicativos em 2º plano só para ver se mudava alguma coisa, mas nada ocorreu.
Sabe aqueles “pobremas” que só acontece quando o técnico não está? É bem isso, mas vou postar aqui e depois com a maioria dos aplicativos baixados deixando apenas o navegador.
Dessa vez a memória caiu com os demais aplicativos fechados, sendo o evolution, keepassxc, stacer. Caiu um pouco 7%, sendo a grande maioria do consumo de memória do navegador mesmo. Antes não estava baixando a memória com os aplicativos fechados. Não sei se isso tem alguma coisa a ver com as atualizações do momento, pois atualizei e continuei usando a maquina e nao reinicializei. O consumo até normal entre todos os navegadores devoradores de memória.
Aproveitando esta postagem, vc pode me dizer qual é o comando para instalar a chave publica do repositório oficial do protonvpn? Isso está sendo cansativo, pois o proton instalado pelo openSuse está pedindo autenticações demais para abrir e fechar e isso não ocorre no Fedora 38 quando instamos o app pelo repositório oficial. Pode me ajudar nesta questão?
Gnome e KDE consomem mais memoria que o LXDE por exemplo.
O Gnome Shell abusa do consumo as vezes, verifique, talvez precise reiniciar o Gnome Shell. O ProtonVPN tem uns vazamentos de memória. Cada aba aberta no navegador costuma usar 300-400mb de memória, diminiuir o que esta aberto ajuda.
Fechar um aplicativo não garante que ele para de rodar. Muitos aplicativos rodam como serviços ou vai para o “tray” quando são fechados. Verifique os processos rodando em segundo plano e os serviços rodando no systemd.
CPU com 4 cores e 8 GB de ram são suficientes para rodar openSUSE, mas, se você gosta de muita coisa aberta ao mesmo tempo, eu recomendaria 16 GB.
@dieg0 , durante bastante tempo, desabilitei o swap com memória a partir de 16gb, mas perdi a “hibernação”, não sabia o porque…
Então, a resposta a sua pergunta é relativa, não sabemos quais softwares que você usa e estão abertos ao mesmo tempo, e também, se quer manter recursos com a “hibernação”, que é ativada quando espelha o total de memória ram para memória swap…
Mas como disse, por experiência, usei alguns anos sem swap e não tive problemas…
eu antes tinha 16gb de ram, dava tranquilamente, tirando um bug q deu no firefox, que ele enchia a ram até travar( depois de mudar a base do opensuse pra flatpak resolveu)…nao senti falta nenhuma, mas de qalqer jeito passei pra 32gbs pra ficar “folgado” kk
o mais estranho é não usar nem 50% da ram, e ele usar alguns mbs pra swap, e isso eu não entendo.