Plasma 6, NVidia G05 (470) e Wayland

O Plasma 6 deve chegar muito em breve no tumbleweed e uma das novidades é que o Wayland passa a ser oficialmente o padrão. Eu vi alguém incentivando as pessoas a passarem a usar Wayland nessa versão do Plasma, inclusive quem tem placa nvidia.

Não vou ter como dizer exatamente qual é a minha placa de vídeo, mas eu sei que o driver mais recente pra ela é o G05 (que seria a versão 470). O que vai rolar nessa atualização? Vamos poder rodar o Plasma 6 no Wayland com esse driver, ou isso só vai ser possível pra quem tiver placas mais novas com suporte a drivers mais recentes?

(Antes que alguém fale, nouveau não rola de jeito nenhum)

Parece que eu encontrei a minha resposta e infelizmente ela é “não”: Wayland - ArchWiki

Resumindo:

  • A NVidia tem duas APIs pra acessar a placa de vídeo: EGLStreams e GBM
  • EGLStreams é antiga e só o GNOME usava ela; o KDE até tentou implementar, mas essa implementação foi removida há muito tempo
  • O suporte à API GBM só entra no driver NVidia a partir da versão 495

Ou seja, eu vou continuar preso no X11 enquanto eu estiver com essa placa de vídeo :frowning_face:

o problema não é a placa de video e sim a nvidia até chegar o suporte como é um driver proprietario , codigo fechado, eles demoram para atualizar .

eu recomendo se tiver outra placa coloque amd ja vem instalado por padrão qualquer distro na instalação .

O MX150 foi lançado em 2017? É um arco de Pascal, quase em fim de vida…

A versão G06 (driver 525) funciona a partir da GTX750, TITAN, Quadro, RTX, GTX, MX.

No site da NVIDIA (Official Drivers | NVIDIA) é possível verificar qual versão sua placa suporta.

Fui conferir qual é a minha placa e vi que é a GeForce GT 710. De fato, a última versão do driver que a NVidia oferece é a 470.239.06 (que é a mesma versão que o tw oferece) :smiling_face_with_tear:.

Agora o engraçado é que eu não vi um lugar oficial dizendo que essa placa está em EOL. Alguém sabe onde eu vejo isso?

(Minha placa onboard até é Radeon, mas o desempenho dela é muito porco. Justamente por isso que eu comprei minha placa de vídeo atual)

/sbin/lspci -nnk | grep -EA3 "VGA|Display|3D"

02:00.0 3D controller [0302]: NVIDIA Corporation GP104GL [Tesla P4] [10de:1bb3] (rev a1)
	Subsystem: NVIDIA Corporation Device [10de:11d8]
	Kernel driver in use: nvidia
	Kernel modules: nouveau, nvidia_drm, nvidia
03:00.0 VGA compatible controller [0300]: NVIDIA Corporation TU117GLM [Quadro T400 Mobile] [10de:1fb2] (rev a1)
	Subsystem: NVIDIA Corporation Device [10de:1489]
	Kernel driver in use: nvidia
	Kernel modules: nouveau, nvidia_drm, nvidia
--
05:00.0 VGA compatible controller [0300]: NVIDIA Corporation GK208B [GeForce GT 710] ==> [10de:128b] <== (rev a1) 
	Subsystem: ZOTAC International (MCO) Ltd. Device [19da:5360]
	Kernel driver in use: vfio-pci
	Kernel modules: nouveau, nvidia_drm, nvidia

GT 710 [10de:128b]

https://download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86_64/470.239.06/README/supportedchips.html

Não entendi. Isso significa que ainda existe alguma chance de chegarem versões mais novas do driver?

Como a NVIDIA ainda oferece o driver 470, a GT 710 ainda é suportada.

A versão 470.239.06 foi liberarada em 2024.2.22.

O problema é que o driver 5xx (unified driver) não suporta placas tão antigas, e a versão 470 é um driver antigo.

1 Like

driver não suporta placas antigas nvidia , infelizmente a nvidia tem esse costume de ao passar uns anos eles remove o suporte de driver proprietario para placas antigas.

amd ainda instala por padrao na distro opensuse normalmente por ser opensource .

This topic was automatically closed 30 days after the last reply. New replies are no longer allowed.