O Plasma 6 deve chegar muito em breve no tumbleweed e uma das novidades é que o Wayland passa a ser oficialmente o padrão. Eu vi alguém incentivando as pessoas a passarem a usar Wayland nessa versão do Plasma, inclusive quem tem placa nvidia.
Não vou ter como dizer exatamente qual é a minha placa de vídeo, mas eu sei que o driver mais recente pra ela é o G05 (que seria a versão 470). O que vai rolar nessa atualização? Vamos poder rodar o Plasma 6 no Wayland com esse driver, ou isso só vai ser possível pra quem tiver placas mais novas com suporte a drivers mais recentes?
(Antes que alguém fale, nouveau não rola de jeito nenhum)
Fui conferir qual é a minha placa e vi que é a GeForce GT 710. De fato, a última versão do driver que a NVidia oferece é a 470.239.06 (que é a mesma versão que o tw oferece) .
Agora o engraçado é que eu não vi um lugar oficial dizendo que essa placa está em EOL. Alguém sabe onde eu vejo isso?
(Minha placa onboard até é Radeon, mas o desempenho dela é muito porco. Justamente por isso que eu comprei minha placa de vídeo atual)
driver não suporta placas antigas nvidia , infelizmente a nvidia tem esse costume de ao passar uns anos eles remove o suporte de driver proprietario para placas antigas.
amd ainda instala por padrao na distro opensuse normalmente por ser opensource .