Obtendo o seguinte erro quando tento atualizar hoje (Tumbleweed, praticamente apenas repositórios padrão habilitados).

problema com o instalado gstreamer-plugins-libav-1.22.2-1599.86.pm.1.x86_64
problema com o instalado libopencore-amrnb0-0.1.6-1599.1.pm.6.x86_64
problema com o instalado libopencore-amrwb0-0.1.6-1599.1.pm.6.x86_64
problema com o instalado libsox3-14.4.2-1599.7.pm.137.x86_64
problema com o instalado sox-14.4.2-1599.7.pm.137.x86_64
o pipewire-alsa-0.3.77-2.1.x86_64 a ser instalado está em conflito com ‘alsa-plugins-pulse’ fornecido pelo a ser instalado alsa-plugins-pulse-1.2.7.1-4.5.x86_64

as vezes é conflito de repositorio…se cv tentar atualizar pelo terminal, ele vai explicar…
Quando acontece esse tipo de conflito, eu espero 1 dia ou 2 e resolve sozinho

2 Likes

Blockquote “Praticamente” apenas repositórios padrão

Por um acaso está usando o repositório Packman para codecs de audio e video? Se for, isso pode ser o problema. As vezes os pacotes desse repositório buscam por bibliotecas que ainda não foram atualizadas nos repositorios principais e isso gera o conflito.

Se for o caso, infelizmente o jeito é interromper o update e aguardar alguns dias, como o dieg0 falou ou então deixar tudo no padrão e só mudar o fornecedor do pacote necessário. Volta e meia tinha conflitos com o ffmpeg e os drivres mesa e não tinha muito o que fazer a não ser aguardar o próximo snapshot.

Por conta disso eu parei de fazer updates semanais e passei a fazer mensalmente. Se está tudo funcionando, melhor não mexer.

3 Likes

Não uso TW mas na minha opinião isso não deve ser muito incomum em distros ‘rolling release’, como o ciclo de atualização é muito rápido alguns repositórios devem demorar um tempinho para se ajustar às novas versões.

2 Likes

Olá , boa noite já resolve o problemas - sem usar terminal .
basicamente usei o yast2 atualização online , e atualizei manualmente cada pacote , os que esta em conflito eu removi , e atualizei os pacotes . e funcionou de boa depois dessa atualização .obrigado

se lembre q vcs tem tanto opção de excluir o pacote em conflito, q as vezes lhe deixa sem o programa em si…ou muda o repositorio.
Se vc deseja os pacotes mais atualizados na parte de codec usa o packman, mas como falaram…as vezes dá conflito, pelo sim pelo não eu espero alguns dias e tudo volta ao normal

2 Likes

kkkkk fique vários meses com esse problema