O OBS Studio usa H264 (x264) como encoder de vídeo. Devido a patente do codec H264 não é permitido redistribuir uma das dependências do OBS Studio, o x264, nos repositórios do openSUSE.
Diferente do VLC e FFMpeg, no OBS Studio é complicado remover a dependência do x264, pois quebra parte da funcionalidade do aplicativo. Teoricamente seria possível usar o OBS com NVENC, mas precisa de placa de vídeo NVIDIA com suporte.
O OBS Studio está disponível no Packman caso queira usar com Yast/Zypper, mas esse não é um repositório oficial.
Também é possível usar a versão do Flatpak. Não precisa adicionar nenhum repositório no Yast/Zypper e não corre o risco de causar conflitos no sistema.
Atualmente o OBS usa a biblioteca x264 mas com a biblioteca OpenH264 seria possível incluir o OBS Studio no openSUSE, já que o OpenH264 está em um repositório do openSUSE.
eu usava o simplescreenrecorder no opensuse tumbleweed gnome x11 , ao me informar eu verifiquei que estao migrando pro gnome wayland eu resolvi migrar para o gnome wayland , eu tive problemas com a versão wayland .
o simplescreenrecorder não tem suporte para o gnome wayland não trabalha o aplicativo .
eu pesquisei alguns streamers afirmou que o aplicativo flatpack abre permissoes sem o usuario saber é verdade isso ?
eu voltei pro gnome xorg x11 os aplicativos esta estavel e normal , atualizei a distro certinho.
instalei o simplescreenrecorder e obs eles não apresentaram nenhum bugs.
os problemas estão no Wayland não pretendo utilizar o wayland , quando resolver os problemas da comunidade os desenvolvedores aplicativos funcionando estavel , ate mesmo o proprio wayland eu volto a utilizar o wayland, o recomendado por muitos é ficar no gnome xorg x11 esta normal para jogos e trabalhos .