O que é essa linha que diz usar 200% da CPU?

Olá pessoal

O que é esta linha na imagem baixo que diz consumir 200% de CPU?
Isso encontrei através do aplicativo Stacer. Apesar do Stacer ser antigo e um pouco defasado quanto as suas atualizações, gosto dele para bloquear inicializações de aplicativos e fazer outras leituras, mas este consumo de picos de 200% é muito estranho.

Ah! Após tela de login, abrir o terminal e digitar free - o consumo médio de memória é 1.6 e fica entre 1.4 a 1.6 no gnome 44, usando X11.

A linha é um ps, isto é, um comando para obter a lista de processos. Provavelmente chamado por algum script em loop.

Você disse que esse aplicativo é antigo; dependendo do quão antigo ele pode estar se perdendo ao tentar medir o consumo de CPU devido a algumas mudanças que aconteceram a poucos anos atrás (tenho uma aplicação que teve o mesmo problema e teve que ser modificada). Tentou medir com o top?

Olá @PerryWerneck

Muito obrigado pelo retorno!

Olha, faz tempo que não abria o htop e aparentemente está tudo normal.
Essa linha em específico não aparece no Htop.
Ela muda constantemente o nº do pid no Stacer, sendo assim, e quase impossível achá-la no momento exato no filtro no Htop. Veja!

A linha muda constantemente porque o ps executa e sai. Alguma coisa na sua máquina deve estar executando o ps várias vezes.

Olá @PerryWerneck

Tem algum comando que nos mostre o que seja?

Não conheço o htop mas, no top, se você apertar ‘F’ ele abre uma tela que permite adicionar a coluna “PPID” que contém o número do processo que iniciou o ps.

Também não seu como funciona.
Cliquei em Search do htop e digitei a linha /usr/bin/ps e não aprece nada.
Cliquei em F e também não apareceu nada.

Não conheço bem as funcionalidades do Htop.

Essa linha na imagem acima só aparece no Stacer. Também não sei porque não aparece no Htop.

No htop não posso ajudar porque eu nunca usei. Sou da “velha guarda”, uso o bom e velho top mesmo. :grinning:

Quanto a não aparecer no stacer acho que você mesmo já respondeu o porque quando comentou que era um aplicativo que não tinha atualização a algum tempo. O algoritmo de uso de CPU mudou um pouco nos últimos tempos e os aplicativos que medem isso tiveram que ser alterados. Se o stacer é antigo ele está “medindo” o uso de CPU de forma errada e, consequentemente, apresentando resultados falsos.

2 Likes

É um processo que mede um instantâneo por vez (o meu chegou a 400).
É normal já que faz tudo nesse tempo (e o pid, ele te dá se esticar a 1ª caixa que diz 1…6).
(depois os valores ficam normais, embora eu possa mudar de vez em quando, mas não bloqueia meu sistema de jeito nenhum e fica normal).
Minha versão é: Stacer v1.1.0.
Pode ir de um mínimo a 400 (e tem vários inclusos, enfim, não vejo que bloqueie, nada) tem uma boa limpeza, uma forma bacana de gerenciar serviços como o gerenciador de serviços yast, etc.
(https://www.sysadmit.com/2022/11/linux-ps-aux-explained.html).
Aliás, segundo isso vale para a versão WEO2.

inxi também dá algo como um top:
HP-OMEN:~ # inxi -at
Processos:
CPU superior: 5 de 372
1: cpu: 3,1% comando: firefox pid: 17656 mem: 200,2 MiB (0,6%)
2: cpu: 2,9% comando: firefox pid: 16786 mem: 600,7 MiB (1,8%)
3: cpu: 1,5% comando: konsole pid: 29249 mem: 89,8 MiB (0,2%)
4: cpu: 1,3% comando: systemd pid: 1 mem: 12,6 MiB (0,0%)
5: cpu: 0,9% comando: iio-sensor-proxy pid: 1940 mem: 8,10 MiB (0,0%)
RAM do sistema: total: 31,15 GiB usado: 4,58 GiB (14,7%)
Memória superior: 5 de 372
1: mem: 600,7 MiB (1,8%) comando: firefox pid: 16786 cpu: 2,9%
2: mem: 500,7 MiB (1,5%) comando: plasmashell pid: 4364 cpu: 0,2%
3: mem: 318,3 MiB (0,9%) comando: firefox pid: 16997 cpu: 0,2%
4: mem: 228,2 MiB (0,7%) comando: kwin_x11 pid: 4169 cpu: 0,4%
5: mem: 200,2 MiB (0,6%) comando: firefox pid: 17656 cpu: 3,1%

Muito obrigado e desculpe o transtorno (me deixou curioso e traduzi para saber e saber o que estava acontecendo, se incomodar peço desculpas).

Atenciosamente

2 Likes

O stacer invoca ps por baixo dos panos enquanto o htop usa syscalls.
Prova: Stacer/process_info.cpp at 0f245341ed013cc6c763222b87d52fc047ca8210 · oguzhaninan/Stacer · GitHub

Se deixar o stacer aberto e conferir no htop, o processo estará lá.

1 Like