Migração de distro com dualboot

Olá a todos,

Tenho usado o Debian 12 e fiquei muito satisfeito com ele, até que tentei customizar a aparência do KDE e tudo quebrou. Tive que reiniciar tudo e voltar para o Gnome que eu não gosto muito.

Então, estou pensando em mudar de distro para a Tumbleweed, já que ela se saiu bem em alguns benchmarks que dei uma olhada.

Meu principal uso é a emulação de videogame, o que consegui fazer perfeitamente no Debian (para minha surpresa, melhor que no Windows), e também, claro, gostaria de poder customizar a aparência, que quebrou no Debian . Sinta-se à vontade para oferecer sugestões sobre qual como otimizar isso no Tumbleweed, eu receberia muito bem, mas as verdadeiras dúvidas estão abaixo.

  1. Independentemente da distro, tenho essa configuração em dualboot com Windows, que gostaria de manter. Eu li que se eu apenas formatar a partição root onde está o Debian e instalar a nova distro lá, ela funcionará sem problemas. Isso é verdade? O GRUB não vai quebrar e eu não acabar não conseguindo fazer login na nova distro ou no Windows?

  2. Também li que posso manter minha partição home se ela estiver separada da root e da swap (e está). Isso também é verdade? Os arquivos de configuração que aplicativos podem ter salvo lá também não quebrarão alguma coisa?

Agradeço desde já quaquer atenção e resposta a esse tópico. Perdão pelo post grande.

o grande problema do Debian é q geralmente usa versões MUITO antigas dos programas. Eu uso o TW pra jogar, e pra mim é muito bom, mas a facilidade de jogar vai depender mais do seu PC em si, em vista q placa de video nvidia , se for antiga pode dar dor de cabeça…acredite eu passei por isso -.-"

Quanto a customizar vai depender doq vc quer fazer, nisso não vou pode te ajudar, pq uso Gnome e sou apaixonado pelas extensions…

  1. cara, vai depender de como vc vai instalar, eu se fosse vc, faria backup de TUDO por garantia, e já teria na mão um tutorial de como recuperar o boot do windows pelo grub, tem vários videos na internet pra isso.

  2. na partição home geralmente são seus arquivos e/ou config dos aplicativos…se vc formatar onde os programas estão instalados, nao vai servir de muita ajuda manter as configs =P

E se lembre do sistema de arquivos, se cv mudar ele, pode ser q apague tudo, num mundo ideal, vc teria o windows numa HD/SSD e o linux em outro.

1 Like

Eu faço o mesmo aqui e no geral tudo funciona muito bem. Até mesmo emuladores mais recentes como Cemu e Yuzu rodam muito bem no Opensuse, tanto no Leap quanto no Tumbleweed. E meu computador já é bem antigo, coisa de quase 10 anos.

Se sua placa de video for AMD, tudo ficará ainda mais fácil. Bastará ativar os drivers corretos na inicialização e configurar.

Se você tomar muito cuidado e não deletar nenhuma partição da instalação do Windows, tudo ficará bem. Recomendo que use o mesmo espaço alocado para a instalação do Debian, sem tentar ampliar ou reduzir a partição do Windows. De resto basta formatar a partição do Debian e ao final da instalação o proprio sistema reinstalará o Grub.

Poder até pode, mas riscos sempre existem. Para que as chances de dar problemas sejam bem menores, recomendo que faça backup completo de tudo o que for importante na sua pasta /home e na instalação do novo sistema deixe para criar uma nova partição /home separada. Depois bastará restaurar seus arquivos importantes na pasta. Dá um pouco mais de trabalho, mas no final valerá a pena. Usar novo é sempre melhor do que remendar.

Se aceitar uma dica, se for a sua primeira vez mexendo com Opensuse, recomendaria que testasse primeiro o Leap. Ele funciona como uma versão “estavel” do Opensuse, mas sem pacotes pré históricos que você encontra no Debian. Quando você se acostumar e se sentir a necessidade de usar versões ainda mais recentes, você pode migrar pro Tumbleweed apenas alterando os repositórios. Na wiki explicam bem isso.

1 Like

Fala McCloud,

Perdão pela demora na resposta, e muito obrigado pelas contribuições!

Essa era justamente a minha dúvida, mas pelo visto se eu usar a mesma partição é tranquilo mesmo. Ainda não tomei coragem de fazer o processo, mas vou acabar fazendo em algum momento.

Sobre criar outra /home, não teria muito como pois acabei usando todo o espaço… só se eu diminuir o Windows, algo que até dá pra fazer :thinking: … bom, já é uma melhor opção do que eu havia pensado.

Bom, mais uma vez, muito obrigado pelas infos. Realmente recebi bastante sugestões de usar a Leap, mas pensei também em deixar a TW e usar um kernel LTS

cara eu vim do Fedora pro Opensuse, lá não era Rolling release… mas mais bleeding edge q o TW por exemplo…
Mas se vai começar no linux em si, recomendo ir pelo Leap…
Pq mesmo que, na MAIORIA das vezes ( acredite eu tive VÁRIOS crashs no fedora ), não dê problemas em usar o TW…
mas é muito comum, TUDO funcionando perfeito, as extensions tudo lindo, programa tudo LINDO.
Ai quando vc dá um update, atualizou o ambiente grafico, aí uma extension deixa de funcionar -.-"
ou um programa especifico deixa de funcionar…
Se for algo q vc consegue contornar, COM CONHECIMENTO, blz, mas senão…vc criou um problema =[

Mas se mesmo assim quiser, só lhe recomendo a usar o grosso dos teus programas via Flatpak…q aí vc evita problemas de compatibilidade.

P.S.: Gnome > Kde…
tretaaaaa ~~~/o/

1 Like