Emulador Android para tumbleweed?

Alguém conhece um emulador Android que funcione no tumbleweed?

Eu já usei o genymotion, mas queria um open source.

2 Likes

@caslubas Hola, qemu?

#!/usr/bin/bash

# Create and image file for android to run on;
# qemu-img create android_x86_64-9.0.img 20G

qemu-system-x86_64 \
-enable-kvm \
-m 4096 \
-smp 4 \
-cpu host \
-device virtio-tablet-pci -device virtio-keyboard-pci \
-boot menu=on \
-net nic \
-net user,hostfwd=tcp::5555-:22 \
-monitor stdio \
-vga qxl \
-cdrom /archive/iso_images/android/iso/android-x86_64-9.0-r2.iso \
-hda /archive/iso_images/android/image/android_x86_64-9.0.img
# \
# Add below to point at image for install
# -cdrom /archive/iso_images/android/iso/android-x86_64-9.0-r2.iso

4 Likes

Onde consegue essas imagens? Funciona bem?

Sim, o -net user,hostfwd=tcp::5555-:22 cria uma conexão wi-fi com sua rede local.

Você precisa modificar a localização da imagem do disco e da imagem iso para instalação, você também executa tudo como seu usuário.

2 Likes

Eu vi que no site tem a versão rpm, você já testou no tumbleweed @malcolmlewis ?

Obrigado pela indicação, já usei o Android-x86 instalando num tablet intel, mas faz muito tempo…

Vou instalar pelo script que você postou, mas queria saber quais as implicações de usar rpm.

@caslubas Olá, nunca usei o rpm, estou no Tumbleweed aqui e descobri que usar o qemu era a opção mais fácil.

Não consegui instalar pelo script, mesmo colocando os paths:
/home/carlos/Android_x86_64/iso/android-x86_64-9.0-r2.iso
e
/home/carlos/Android_x86_64/image/android-x86_64-9.0.img

Sempre dá a mensagem "

qemu-system-x86_64: -hda /home/carlos/Android_x86_64/image/android_x86_64-9.0-r2.img: Could not open '/home/carlos/Android_x86_64/image/android_x86_64-9.0-r2.img': No such file or directory

O script não cria a img ou tenho que baixar como fiz com a iso? estou perdido…
:smile:

@caslubas Você criou a imagem?

qemu-img create /home/carlos/Android_x86_64/image/android-x86_64-9.0.img 20G
2 Likes

Obrigado, era isso que faltava, mas tinha conseguido instalar usando o vitual manager…

Sabe informar se tem arm translation para android-x86?

@caslubas
Você sabe se tem tradução de braço para android-x86? Eu não tentei, mas dê uma olhada aqui: https://androidsdkoffline.blogspot.com/p/android-sysimg-arm-v8a-direct-download.html

2 Likes

Eu estava tentando essa forma que encontrei no git:

Agora vou tentar desse link que você passou, obrigado mais uma vez…

Emulador que eu curti é o fightcade 2 de jogos retro games de arcade funciona normal

1 Like

Aqui no forum tem um tutorial de como instalar o Waydroid no Tumbleweed, com passo a passo de resolver todos os erros que vc pode encontrar: Tumblewed, waydroid install

Nativamente, o Waydroid vem com uma instalação que suporta apenas aplicativos x86 da play store, para resolver isso você deve utilizar esse script: GitHub - casualsnek/waydroid_script: Python Script to add OpenGapps, Magisk, libhoudini translation library and libndk translation library to waydroid !

Depois disso você vai conseguir rodar um android completo no sistema com a play store já ativada e com todos os aplicativos ARM funcionando perfeitamente, confirmação minha que instalei dessa mesma forma e estive jogando alguns jogos que ou são nativos android ou não estão funcionando de jeito nenhum via Wine.

1 Like

All the android emulators get problem.

  • waydroid
    three months ago I installed it with success. Today I can’t launch it.
    No bluetooth, no webcam.

  • android-x86 71 r5 or 8.1 r6 are too old.
    They are good but some app as Alexa needs android >= 9

  • android-x86 9.1 r2 is not mature.
    After a delay, suddenly it consumes 50 % of CPU power definitively.
    Battery level is always 0% instead of 100 % then some app as WhatsApp warns repeatedly there is no more battery than you can’t use it

  • bliss os 14 (android 7) is too old.
    Some app needs android >= 9.
    Bluettooth does not work.
    webcam ?

  • bliss os 15 (android 11)
    without ending writes data (MB/s), battery level is always 0% instead of 100 % then some app as WhatsApp warns repeatedly there is no more battery then you can’t use it.
    webcam ?

android-x86 support is good

waydroid support is not good

bliss support is not good

It is a pity because today with MS Windows you can run Linux and Android apps !

1 Like

Did you installed waydroid using an RPM file from OBS or using any other way? I’m asking because I’m planning to test it at some point in the future.

Yes i used this repo :

https://download.opensuse.org/repositories/home:/onlyJak0b:/Stable:/waydroid/openSUSE_Tumbleweed/

but it does not supply anymore waydroid.

today i would substitute the runa-chin repo

you can find it using https://software.opensuse.org/

He is a community user.

His repo is good because there is only packages about waydroid and you can do a complete installation with this only repo.
And it is updated.

I did not test it because I am tired of these all non-matured emulators.

1 Like

emulador tem o waydroid , e tem o android desenvolvedor atualmente necessita de desenvolvimentos na area.

os unicos que eu conheço é o waydroid ou genymotion operando por padrão nas distros.

1 Like

This topic was automatically closed 30 days after the last reply. New replies are no longer allowed.