Comandos Para Manutenção Limpeza OpenSuse TumbleWeed Gnome Duvidas!

boa tarde pessoal

sou iniciante na distro opensuse tumbleweed Gnome X11 e preciso saber os comandos para limpar a memoria ram,cache,logs,repositorios , tudo completo para que eu possa fazer a manutenção da minha distro linux opensuse tumbleweed sem precisar utilizar o stacer, eu usei e acabou corrompendo o linux o stacer .

preciso da ajuda da comunidade , obrigado

cara geralmente o sistema coisa da maior parte disso naturalmente…
Se vc tiver um conhecimento mais profundo, vc pode ter controle sobre isso.
Mas se vc não tem, nao adianta tb se preocupar muito…
Geralmente o cache tem limite, então quando chega no limite, ele apaga retroativamente…
Eu uso o flatsweep pra apagar cache de Flatpak… Mas é muito raro eu usar.

1 Like

eu sou iniciante pelo terminal gostaria , eu utilizei o stacer eu acho que começo a dar error nos arquivos , por isso postei pelo terminal.

e gostaria de saber na distro opção do print limpa os arquivos do cache conforme o print gostaria de tirar essas duvidas.

o log no sistema o stacer informa os logs o sistema, a propria distro limpa automatico ?

gostaria de algum comando no terminal para eu identificar se foi limpo e tambem utilizar pelo terminal eu prefiro o terminal porque mostra aplicacoes detalhado pelo menos o basico eu gostaria .

dizem que o stacer não é seguro ele destroi o linux apos a limpeza agora fiquei em duvidas sou iniciante no opensuse gnome

stace informa pacote , aplicação logs, aplicação cache do sistema, e o lixo trash

gostaria de saber como faço para limpar ou se ja limpa automatico para não depender do stacer aplicativos de terceiros !!

obrigado pelas respostas


.

print

Olá,

Não conheço esse stacer mas, pelo que sei, todas essas funções são feitas automaticamente pelo sistema. Pelo menos eu nunca precisei me preocupar com isso.

vamos por etapas… qualquer programa que MEXA no sistema, ainda mais com cache ou dados de aplicativos…só confie se for dos repositorios oficiais. E mesmo assim com um pé atrás…

Como falei, nao se preocupa tanto com isso cara, de forma geral ele vai apagando por ele mesmo, com padrões e limites definidos…o Yast tem várias opções, mas sendo sincero de forma geral…eu nao me preocupo tanto com isso.

1 Like

boa tarde okay farei isso

tenho uma duvida instalei na maquina do meu irmão e com o pendriver e com o dvd foi o mesmo procedimento esta pedindo sempre que atualiza o pendriver ou dvd para atualizar o update no linux opensusetumble weed , nas outras distros não pede isso, isso é normal?

se eu continuar tendo problemas vou pegar as libs e postar no forum ate arrumar isso ,obrigado

1 Like

Olá,

É bem provável que o repositório do pendrive tenha ficado ativo. Você pode desligar ou excluir ele pelo yast “repositórios de software”.

boa tarde

quando atualiza ele da um error impossibilitando de achar a lib , para deletar, eu utilizei o dvd para atualizar, e na proxima atualização vou tentar atualizar sem o dvd para ver se fica normal atualização sem precisar utilizar o dvd .

obrigado

Instalei Obs mas diz que parou de atualizar na loja do gnome e instalei o simplescreenrecorder para fazer videos de jogos e trabalhos .

e ficou libs pacotes orfaos no sistema e gostaria de remover os pacotes orfaos no comando terminal como que eu faço opensuse tumbleweeed gnome ?

cara, eu to usando o OBS, via flatpak…tenta mudar a fonte oO na loja do gnome tem como mudar…

image

instalei obs studio 29.1.3 eu acho a ultima versao , apos instalar aparece a mensagem não damos mais suporte esta escrito em amarelo na loja do gnome , o problema é eles mesmo colocam a frase que não da mais suporte pode verificar la não sei por que isso !!

Muita hora nessa calma kkkk
mas é flatpak? correto?
Se for pode ser por causa do update do gnome não?
Pelo menos no site do obs, continua tudo igual e oficial:

boa tarde verifiquei la esta correto a versão flatpack , apesar que eu não confio em flatpacks sistemas sempre tem bugs , no caso da placa amd esta com problemas de gravação obs , mesa-git fica travando ao iniciar os jogos , saiu uma atualização vou testar