Comandos Para Manutenção Limpeza OpenSuse TumbleWeed Gnome Duvidas!

boa tarde pessoal

sou iniciante na distro opensuse tumbleweed Gnome X11 e preciso saber os comandos para limpar a memoria ram,cache,logs,repositorios , tudo completo para que eu possa fazer a manutenção da minha distro linux opensuse tumbleweed sem precisar utilizar o stacer, eu usei e acabou corrompendo o linux o stacer .

preciso da ajuda da comunidade , obrigado

cara geralmente o sistema coisa da maior parte disso naturalmente…
Se vc tiver um conhecimento mais profundo, vc pode ter controle sobre isso.
Mas se vc não tem, nao adianta tb se preocupar muito…
Geralmente o cache tem limite, então quando chega no limite, ele apaga retroativamente…
Eu uso o flatsweep pra apagar cache de Flatpak… Mas é muito raro eu usar.

1 Like

eu sou iniciante pelo terminal gostaria , eu utilizei o stacer eu acho que começo a dar error nos arquivos , por isso postei pelo terminal.

e gostaria de saber na distro opção do print limpa os arquivos do cache conforme o print gostaria de tirar essas duvidas.

o log no sistema o stacer informa os logs o sistema, a propria distro limpa automatico ?

gostaria de algum comando no terminal para eu identificar se foi limpo e tambem utilizar pelo terminal eu prefiro o terminal porque mostra aplicacoes detalhado pelo menos o basico eu gostaria .

dizem que o stacer não é seguro ele destroi o linux apos a limpeza agora fiquei em duvidas sou iniciante no opensuse gnome

stace informa pacote , aplicação logs, aplicação cache do sistema, e o lixo trash

gostaria de saber como faço para limpar ou se ja limpa automatico para não depender do stacer aplicativos de terceiros !!

obrigado pelas respostas


.

print

Olá,

Não conheço esse stacer mas, pelo que sei, todas essas funções são feitas automaticamente pelo sistema. Pelo menos eu nunca precisei me preocupar com isso.