Após atualização do dia 10/06/2023 o sistema TW não sobe o gnome

Olá pessoal

Após atualização do dia 10/06/2023 o openSuse TW não abriu mais o gnome. A tela fica em tty1 e tty2. Em 12 e 13/06 consegui atualizar pelo terminal, mas o sistema continuou do mesmo jeito, sem subir o gnome.

Segui as dicas de mudar .config com ajuda da equipe do openSuse Brasil no telegram e também não subiu o gnome. Nessa mesma data acabei baixando uma Nova ISO do TW e acabei instalando em HD diferente e também não subiu o gnome.

Na data de hoje, baixei nova ISO do TW e fiz uma instalação limpa no HD e também morre em tty1 e 2 e não sobe o gnome.

A tela que aparece é a seguinte abaixo, mas não da detalhe algum sobre o erro apresentado.

Tentei usar kernels diferentes e modo de recuperação e mesmo assim não sobe o gnome. Caso alguém tenha passado por esta situação e conseguido resolver o problema, agradeço por qualquer ajuda.

Oi
Provavelmente um problema gráfico, adicione a opção de inicialização nomodeset ao grub. Qual é a sua GPU?

/sbin/lspci -nnk | grep -EA3 "VGA|Display|3D" | susepaste

Cole o URL paste.opensuse.org

1 Like

Olá @malcolmlewis

Me lembro que tive problema de tela e vc me indicou um comando semelhante. Tentei ele e não funcionou.

Vou tentar esse depois de reiniciar aqui, pois no momento estou no Fedora 38.

Agora, como salvo o arquivo de texto em tty1 para depois postar aqui novamente?
Dá para fotografar e postar aqui o resultado?

Minha placa gráfica é onbord

Acabei usando o comando no fedora, pois a instalação do openSUSE TW é na mesma maquina só que em HD diferente.

edson@fedora ~]$ /sbin/lspci -nnk | grep -EA3 “VGA|Display|3D”
00:02.0 VGA compatible controller [0300]: Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller [8086:0042] (rev 12)
Subsystem: Hewlett-Packard Company Device [103c:2a9c]
Kernel driver in use: i915
Kernel modules: i915

Olá pessoal

Após atualização de hoje do openSUSE TW, o gnome 44 finalmente subiu e pude reinstalar todos os aplicativos novamente.

1 Like