Para apagar todos os caches, inclusive os de pacotes, em seguida, executo o comando:
zypper dup -Dd
Para baixar os rpms de novo, mas não está dando certo, ele insiste que os pacotes estão em cache e não encontrei nenhuma opção que faz baixar os pacotes novamente…
Em alguns locais na internet informam que eu posso apagar os arquivos da pasta /var/cache/zypp/packages, mas mesmo assim, os pacotes não baixados novamente… alias, não encontro nenhum pacote nesta pasta.
Será que os pacotes baixados são salvos em outra pasta?
Apaguei a pasta zypp, em /var/cache e foi criada novamente a estrutura anterior, mas continua não baixado os pacotes…
Eu já tenho uma pista do que pode estar acontecendo, fiz o seguinte procedimento, que deu certo, mas antes, tenho que explicar o cenário:
Tenho costume de executar zypper dup -Dd, para ver a resolução de conflitos, geralmente não dá erro, mas vez por outra dá, então costumo experar até que o pacote esteja atualizado nos servidores, e executo novamente zypper dup -Dd, mas antes, executo o zypper cc -a para limpar o cache e fazer o dowloads dos rpms e o sistema fazer a verificação de conflitos, mas quando executo o zypper dup -Dd, ele não baixa e aparece o conflito que existia antes.
Então, acho que é um “cache” de resoulução de conflitos que é salvo e o zypper cc -a não exclui este cache, a maneira que encontrei de contornar isso é excutando um zypper up-Dd, ai ele baixa os rpms de novo, em seguida executo o zypper cc -a e em em seguida zypper dup -Dd.
Desta forma contorno o problema, então creio que isto é causado por uma limpeza de cache do zypper que não limpa todos os caches…
Desculpe demora em responder, estava meio ausente do fórum…
O comando “zypper dup -Dd” não atualiza efetivamente, rle só baixa os pacotes e testa se tem ou não pacotes conflitantes (opção D, dryrun: não faça nada, usada com a opção “d”, que baixa os pacores e mantém eles no cache)…
Depois de executar esse comando e não encontrar conflitos, basta executar: zypper dup
Qualquer dúvida, man zypper
ou, leia essa página, está meio desatualizada, mas ainda tem muita informação relevante:
Na verdade, esse comando não atualiza a distro, o comando zypper refresh, só atualiza o cache de pacotes dos repositórios.
Para atualizar o opensuse Leap, usamos o comando:
zypper update
Para atualizar o opensuse tumbleweed, por se tratar de uma versão rolling release, sempre fazemos um “upgrade” da distribuição, por isso o comando para atualizar (distro upgrade) é:
zypper dup
Não precisamos executar o zypper refresh (zypper ref), ele é feito automaticamente nos comandos anteriores.
Para ter uma noção do comando zypper, existe um guia, que embora esteja desatualizado, aborda os principais casos de uso do zypper, recomendo a leitura: