Habilitar bluetooth apenas sob demanda

Olá a todos.

Meu bluetooth funciona bem na minha instalação. Porém gostaria de o configurar para inicializar desligado, junto ao sistema, sendo permitido que eu o ative nas configurações ou no menu do sistema do gnome-shell.

A única configuração que testei foi:

sudo systemctl disable bluetooth

Porém, com esse comando, após reiniciar, eu apenas consigo ativar o bluetooth se o fizer pelo terminal, mas não pelos menus do gnome. Enquanto se eu utilizar “enable”, sempre que ligo o computador, ele já está ativado, independente de qualquer coisa.

O chatgpt me recomendou alterar arquivos referentes ao polkit e o dbus, mas fiquei receoso de mexer nisso.

Não uso muito Gnome, mas se você desativar o bluetooth pela GUI mesmo, nas configurações de bluetooth, essa preferência não é preservada?

Não, estando “enable” no systemd, se eu desligasse o bluetooth na GUI e reiniciasse, ele estaria ligado na nova inicialização.

De toda forma vou encerrar o tópico ou pedir para que algum admin o exclua, pois acabei mudando para o sway e não tenho como testar novas configurações no gnome. Mas obrigado.

This topic was automatically closed 7 days after the last reply. New replies are no longer allowed.